Um problema comum que surge entre os vendedores quando o assunto é atingir as metas é a falta de crença e a ausência de confiança na meta estabelecida. Quando os vendedores não acreditam e não compreendem o que foi determinado, a meta se torna inalcançável para eles. Para que uma meta seja plausível, é preciso que seu cálculo seja apresentado de maneira clara e realista, dividida em etapas menores e mostrando como alcançá-las diariamente.
Acreditar na meta
Para conquistar a confiança do seu time, é preciso que as metas estabelecidas sejam realistas. Além disso, é de extrema importância que exista um acompanhamento constante para que assim os meios utilizados estejam sempre atualizados com as necessidades do time.
Para que a meta seja clara, é importante dividi-la em etapas menores, mostrando sempre como elas devem ser feitas. Além disso, é importante apresentar as oportunidades internas, como as taxas de conversão, as vendas concretizadas e os clientes inativos, para que assim os vendedores possam perceber todas as possibilidades existentes para atingir suas metas.
Mas antes disso, é preciso lembrar que um time confiante e capaz de atingir suas metas requer um treinamento constante. O exercício da prática é fundamental para que os vendedores possam desenvolver suas habilidades, aumentar seu conhecimento em técnicas de vendas e manter a atitude positiva.
Qual a importância de acreditar na meta?
Quando os vendedores percebem que as metas são atingíveis, o engajamento e a motivação aumentam significativamente. Esse alinhamento começa com a liderança, que precisa comunicar de forma clara o porquê e o como daquela meta ser possível, criando um ambiente de confiança mútua. Quando o time de vendas acredita no objetivo traçado, ele se compromete com o processo, o que gera uma busca natural por resultados, tornando a meta um desafio estimulante, ao invés de um obstáculo impossível.
Quando a liderança é capaz de demonstrar, de forma prática, como esses números são alcançáveis, o time de vendas passa a confiar no objetivo com mais segurança.
Tornar a meta atrativa
Ao tornar uma meta atrativa, as chances de sucessos são aumentadas. Imagine receber uma meta mensurável, específica, temporal e, acima de tudo isso, atingível. Facilitar o entendimento de um objetivo é uma maneira mais simples e que ajuda a entender e visualizar claramente o que é esperado, certo? Por isso, é de grande importância que os vendedores estejam nesse patamar de compreensão, para que assim os planos de ação traçados sejam eficientes.
Caso a meta seja mensurável, o acompanhamento do seu progresso é possível, e sendo específica, a clareza do que precisa ser feito é constante. Dessa forma, os vendedores sabem aonde chegar e como fazer para alcançar seus objetivos, o que aumenta a sua motivação e a sua confiança na própria capacidade de atingir a meta.
Uma meta significativa para o vendedor
Além de ser clara e atingível, como vimos, a meta precisa ser significativa para o vendedor, algo que faça sentido e que faça seu coração bater mais forte. Indo além de números e prazos, a meta deve criar alguma conexão com os objetivos pessoais de cada vendedor.
Agora, você pode estar se perguntando o motivo para isso. A explicação, no entanto, é muito simples: quando vemos nossos desejos pessoais associados com a meta estabelecida, vamos buscar alcançá-la com mais entusiasmo, pois o crescimento na carreira, as nossas conquistas financeiras e até mesmo realização dos nossos sonhos passam a ser mais do que apenas um objetivo profissional — transformam-se em uma fonte de motivação genuína. Essa conexão emocional é a chave para um incentivo constante.
Treinamento e desenvolvimento contínuo
O sucesso de uma equipe está diretamente ligado ao desenvolvimento contínuo dos vendedores. Um verdadeiro líder entende a necessidade de desenvolver suas habilidades como um treinador, pois dedicar-se à gerência é importante, mas desenvolver o potencial dos vendedores é tão importante quanto.
É preciso estabelecer uma rotina para um acompanhamento próximo e diário, e com isso fornecer feedbacks regularmente, criar um ambiente de aprendizado e promover treinamentos focados. Um líder treinador é capaz de transformar a rotina da equipe, ajudando seus vendedores a aprimorarem suas capacidades e, consequentemente, a melhorarem seus resultados de forma sustentável.
O passo a passo da mudança!
Abaixo, você pode conferir quais passos para a mudança você já percorreu e quantos ainda faltam:
• Refletir sobre o que é acreditar na prática;
• Vender o cálculo da meta de forma clara e proporcional;
• Dividir a meta por semana e por dia para os vendedores;
• Mostrar a taxa de conversão para os vendedores;
• Demonstrar as oportunidades internas de vendas;
• Mostrar as oportunidades do mercado;
• Fazer os vendedores comprarem no concorrente para perceberem suas fraquezas;
• Desenvolver conhecimento, habilidade e atitude nos vendedores;
• Treinar no início do turno e acompanhar as vendas dos vendedores;
• Entrar no grupo de WhatsApp para continuar o desenvolvimento.
A transformação através d’As 6 Gestões da Meta Batida
O método d’As 6 Gestões da Meta Batida têm como objetivo fazer equipes de baixa performance passarem a ter uma alta performance. Nosso método oferece uma abordagem estruturada e prática para que os líderes ajudem suas equipes a não apenas atingirem as metas, mas a superá-las consistentemente.
Focamos na gestão de processos, de resultados e de pessoas, alinhando esforços da equipe para otimizar desempenhos e reduzir a distância entre as metas estabelecidas e os resultados alcançados.
Transforme suas metas em conquistas
Quando os líderes se tornam treinadores de seus times, é muito mais fácil, leve e sustentável alcançar as metas propostas. Isso porque garante que seus vendedores estejam treinados, alinhados e esclarecidos, e o mais importante: tenham conexões reais e significativas com a meta.
Além do desenvolvimento contínuo tanto de habilidades técnicas quanto de atitudes vitoriosas, uma abordagem estratégica como o método D’As 6 Gestões da Meta Batida transforma as metas do seu time em grandes conquistas. O sucesso em vendas não é apenas uma questão de números, mas de capacitação, acompanhamento e conexão com os objetivos pessoais de cada integrante da equipe. Vamos juntos transformar metas em conquistas reais!